Pura leitura

Chovia. Deus, e como chovia! Nos oitenta quilômetros que separam Novo Hamburgo de Charqueadas, chovia. Pouco importa se “chover” é verbo intransitivo. A gente olhava as nuvens e sabia que algo fazia chover, que a água vinha de algum lugar: delas, do coração de uma condição climática que parece estar instalada em definitivo entre nós. Estamos acostumados à chuva, a inundação é parte do calendário gaúcho, mas desse jeito… sei lá. Cheguei a cogitar em adiar a visita à Escola Estadual Piratini. “Total”, pensava, “com essa chuva é capaz de faltar um monte de crianças”.

Que nada! E, por favor, cortem o “crianças” do parágrafo acima. Quem me recebeu em três grupos de bate-papo o dia inteiro foram leitores, leitores atentos e carinhosos. As crianças, em particular, perguntando de tudo, exigindo respostas, dando sugestões, me fazendo pensar. Os adolescente, mais reservados, mais calados. Observando. Mas, no final de tudo, fazendo importantes perguntas e prestando muita atenção. E não era para menos: com os leitores mais novos, a conversa girou em torno de “A Máquina Fantabulástica“, meu livro mais vendido que, se Deus quiser e os leitores fazerem acontecer, estará comemorando 20 anos de publicação ininterrupta no ano que vem. Já a turma maior leu – e agora está discutindo – “Os Sóis da América“. Imagine a minha alegria em poder trocar algumas ideias com leitores desses dois “queridinhos” desta que vos escreve. Foi um dia simplesmente sensacional, com direito à almoço e bolo de malzebier, na hora do lanche. Foi muito bom, mesmo, com um carinho que transbordou qualquer expectativa. Dê uma olhada nos trabalhos e me digam se não é verdade.

Um abraço, turmas da Escola Piratini de Charqueadas. Professoras, continuem a nos provar que onde há bons professores, tudo é possível. Leitores, queridos, sigam me dando a chance maravilhosa de fazer parte da vida de vocês. Valeu, mesmo!

Simone Saueressig

Este espaço abriga o trabalho literário da escritora gaúcha Simone Saueressig. Aqui você encontra informações sobre seus livros e bibliografia além de informações sobre o ciclo da Terra da Magia, ou seja: A noite da grande magia branca, A Fortaleza de Cristal e aurum Domini – O ouro das Missões.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *