Livros

O mistério do formigueiro

O mistério do formigueiro

O mistério do formigueiro

O mistério do formigueiro foi o primeiro livro de leitura para muita gente e é o primeiro livro da bibliografia de Simone. Editado na Coleção “Já sei ler” da Editora Kuarup, em Porto Alegre (RS), 1987, atingiu mais de dez edições. Dedicada especialmente para os leitores iniciantes, a Coleção “Já sei ler”, tinha como principal característica o texto interno diagramado com letra cursiva. Ilustrações, Avelino Guedes.

”Esta incursão pela literatura infantil é a sua primeira experiência em livro publicado. E realiza uma bela estréia”. Felipe Maldaner, Coluna Livros, Jornal NH

Esgotado

 


O Palácio de Ifê

O palácio de Ifê

O palácio de Ifê

O Palácio de Ifê foi Editado pela primeira vez em 1989, pela L&PM Editores, de Porto Alegre (RS) (para contados com a editora, clique AQUI). Nesta nova fantasia, Simone conta a história de duas crianças que decidem encontrar a cura para uma repentina doença que ataca seu irmãozinho caçula. Em seu caminho, as crianças chegam ao Palácio de Ifê, lugar mágico onde residem os orixás do candomblé afro-brasileiro. Capa e ilustrações, Big.

Simone Saueressig descarta as marcas do regional na obra O Palácio de Ifê, (…) resgatando a personagem negra da pobreza e da miséria para remetê-la a uma aventura em um país inimaginável onde se ocultam os orixás africanos.””Diana Maria Marchi, – A Literatura Infantil Gaúcha – Uma história possível – Editora da Universidade, Porto Alegre, 2000; pág. 190.

Esgotado

 


A Fortaleza de Cristal

A fortaleza de cristal

A fortaleza de cristal

A Fortaleza de Cristal foi editado pela primeira vez em 1993 pela L&PM Editores, em Porto Alegre (RS) (para contados com a editora, clique AQUI), com nova edição em 2007. No coração da Terra da Magia, dois índios chamados Saíra eBatuíra têm de lutar contra os terríveis poderes mágicos de Punga Mangava, o Obscuro, para recuperar a beleza e a fertilidade da terra. Fantasia baseada no folclore gaúcho, com capa e ilustrações de EdgarVasques.

Simone elabora um painel rico em referências da cultura indígena sem prejudicar a história que conta, sem perder a magia das narrativas de aventura. (…) O texto é ação muito bem costurada.””. – Airton Tomazzoni, – Porto Vírgula – 12 de novembro de 1994.

 


Dois teimosos e um jundiá e Um rio pelo meio

2 teimosos e 1 jundiá

2 teimosos e 1 jundiá

Dois teimosos e um jundiá e Um rio pelo meio, foram editados pela Editora Sinodal de São Leopoldo (RS), respectivamente em 1995 e 1996. Ambos fazem parte da Coleção “Grão de Mostarda”, que ainda abrigava outros dois títulos de autoria de Rogério Borges.

Um rio pelo meio

Um rio pelo meio

Os livros são indicados para leitores a partir da 2ª série. Capa e ilustrações, Artur Sanfelice Nunes.

Esgotados

 

 


Uma questão de tempero

Uma questão de tempero

Uma questão de tempero

Também editado pela Sinodal dentro da Coleção “Horizontes”, Uma questão de tempêro, de 1996, é um dos poucos textos da autora que não tem vículo algum com o Fantástico. Nesta novela infanto-juvenil, a escritora conta a história de Lucas, um menino que, apesar de pronto para prestar vestibular para Engenharia, como deseja sua família, descobre que seu talento e sua felicidade podem estar em outro trabalho. Capa e ilustrações, Berenice Gehlen Adams.

Uma questão de tempêro foi um dos livros mais vendidos da 53ª Feira do Livro de Porto Alegre

Esgotado


A Máquina Fantabulástica

A Máquina Fantabulástica

A Máquina Fantabulástica

A Máquina Fantabulástica teve sua primeira edição em 1997, através da Editora Scipione, de São Paulo, e há 15 anos é editado ininterruptamente, com mais de 45 mil exemplares vendidos.  Neste livro, o fantástico aparece desvinculado de qualquer referência folclórica tradicionalista e recebe contornos universais. Em um andar inexistente de um alto prédio, o menino Joaquim, um garotinho que deseja crescer o mais rápido possível, descobre um mundo fantástico, cheio de aventuras, e aprende a maravilha de ser criança. Ilustrações, Mauro Souza. (para contados com a Editora Scipione, clique AQUI)

Os diálogos (do livro) dão caráter de simultaneidade ao texto. A intromissão da autora a estrutura linear, com pequenos suspenses ligados a um suspense maior, a seleção vocabular exata para a idade e ainda metáforas do tamanho da compreensão infantil(…)””. – Eduardo Jablonski, – Variedades Jornal NH – 19 de abril de 1997.


Receita para um dragão

Receita para um dragão

Receita para um dragão

Receita para um dragão teve sua primeira edição em 1999, através da Editora Scipione, de São Paulo. A narrativa conta as aventuras e desventuras de Tina que, graças aos ensinamentos de uma velha artesão, descobre a magia das dobraduras e a responsabilidade que a criação trás consigo. Capa e ilustrações de Mariângela Haddad.

O texto mostra o estilo seguro e bem articulado da escritora””. – Eduardo Jablonski, – Variedades Jornal NH – 07 de junho de 1999.

Cada vez mais segura no ofício, Simone criou uma novela juvenil de muito suspense, com personagens cativantes””. – Segundo Caderno Zero Hora – 05 de novembro de 1999.

Esgotado


O Ninho

O Ninho

O Ninho

Editado em 2000 pela Editora Ano-Luz, de São Paulo, O Ninho é a primeira coletânea de contos da autora. O título, esgotado, fez parte da Coleção “Terra Incógnita“. A seleção reúne cinco contos de terror e fantasia, destinados ao público adulto. Fazem parte desta obra, A Iridescência, O Ninho, A partida, A Lógica do Pesadelo, e A Passageira. Prefácio de César Silva. Ilustração da capa: Patrícia Rodrigues.

 

A autora explora temas regionalistas e chama seus próprios trabalhos de fantasia folclórica. Não é uma amadora: tem diversos livros publicados para o leitor infanto-juvenil(…). Entretanto, ainda não experimentara um título dirigido aos leitores maduros e este volume é bem-sucedido nessa direção””. – César Silva, – Por dentro da FCBRevista Sci-Fi – edição 45 – junho de 2001.


Leopoldo Celestino – Pequenas Histórias de uma Grande Vida

Leopoldo Celestino Killing - Pequenas Histórias de uma Grande Vida

Leopoldo Celestino Killing – Pequenas Histórias de uma Grande Vida

Leopoldo Celestino Killing – Pequenas Histórias de uma Grande Vida, é um livro único na bibliografia de Simone. O trabalho surgiu a partir de entrevistas feitas ao empresáriohamburguense Leopoldo Celestino Killing, através das quais o fundador da empresa Tintas Killing de Novo Hamburgo, lembra um pouco da sua trajetória de vida e das histórias de seus antepassados. Fartamente ilustrado, o livro contribui para a documentação da história do Vale do Sinos. Edição particular das Tintas Killing.

Um livro onde as memórias recebem tratamento especial de forma a suscitar entre leitores e amigos aquela sensação maravilhosa de ver novamente as coisas serem contadas”. –Aline de Melo Pires, – Revista Expansão – nº 60 – novembro de 2004.


Um Vulto nas Trevas

Um vulto nas trevas

Um vulto nas trevas

Um Vulto nas Trevas é, por enquanto, a única publicação independente da autora. Editado em 2004, o livro é uma novela de suspense infanto-juvenil onde um menino enfrenta seus medos e preconceitos em uma casa que ele acredita ser assombrada. Capa, Simone Saueressig. Para contatos com a autora, clique AQUI.

Você gostaria de ler o primeiro capítulo do livro? Então LEIA AQUI.

Saueressig também enriquece o texto com reflexões desse teor, e que, supõe-se, devem ajudar o jovem leitor a se posicionar perante a vida. E ela o faz sem aquela carga de paternalismo que freqüentemente se depreende de outras obras infanto-juvenis brasileiras”. – Roberto Causo, – Drops – Terra (www.terra.com.br)


A Noite da Grande Magia Branca

A noite da grande magia

A noite da grande magia branca

A Noite da Grande Magia Branca, ganha uma nova edição em 2007 pela Cortez Editora, com ilustrações de Eduardo Vetillo. O livro contra a história de Teçaya, uma pequena índia feiticeira que vive em sua aldeia, até ser raptada pela Mãe-do-Ouro, terrível feiticeira que habita o Itaimbézinho. A partir de então, Teçaya busca sua liberdade, o que só acontecerá quando tiver desenvolvido completamente seus poderes e terminado seu aprendizado. (Para contatos com a Editora Cortez, clique AQUI)

“É um confronto de criaturas mágicas que incluem cavalos falantes, onças pretas, formigas-guardiãs, exércitos de fantasmas, Caaporas e caçadores espectrais – todos bem evocados pelas ilustrações internas de Eduardo Vetillo(…)” . – Roberto Causo, – A senhora das aspas de ouro – 2 de junho de 2007 – Terra (www.terra.com.br)


O pit bull é manso, mas o dono dele já mordeu uns quantos

O pit bull é manso, mas o dono dele já mordeu uns quantos

O pit bull é manso, mas o dono dele já mordeu uns quantos

O pit bull é manso, mas o dono dele já mordeu uns quantos, é editado na página www.porteiradafantasia.com pela primeira vez em 2008. O projeto busca popularizar o trabalho de Simone através de um folhetim cheio de aventura e diversão em torno de Deco, um menino com habilidades mentais. Completamente gratuito, os capítulos do livro começaram a ser veiculados na página no dia 15 de abril de 2008.

Leve, de fácil leitura, envolvente, juvenil. É até refrescante ler algo com essa simplicidade e com um estilo gostoso assim.” – Fernando Trevisan –(http://fernandotrevisan.com.br/leituras/2008/06/web-7.cfm)

Leia o livro gratuitamente, na íntegra, na Livraria


O jogo no tabuleiro

O jogo no tabuleiro

O jogo no tabuleiro

O jogo no tabuleiro, começou a ser colocado na página www.porteiradafantasia.com em fevereiro de 2009. Seguindo a linha de publicação de “O pit bull é manso, mas o dono dele já mordeu uns quantos…” o livro é um e-book que teve seus capítulos baixados semanalmente. Os três volumes do livro podem ser acessados através da nossa Livraria, gratuitamente. O livro conta a história de um grupo de amigos que se vê arremessado a um universo paralelo e obrigado a jogar uma partida para poder retornar ao mundo real.

 

 


A estrela de Iemanjá

A estrela de Iemanjá

A estrela de Iemanjá

A estrela de Iemanjá oferece uma aventura inédita em um mundo fantástico, habitado pelos orixás do rito afro-brasileiro, seguindo a linha de “O Palácio de Ifê“. Editado pela Cortez Editora em 2009, o livro conta as aventuras de Tomás, Cosme, Daniel e Ubatá, os três primeiros habitantes da Terra e a última, uma moradora de Aganjú, uma ilha onde se elevam as capitais dos reinos dos orixás. É lá que as quatro crianças terão de descobrir o mistério do desaparecimento de uma das joias da Rainha do Mar: a Estrela que enfeita sua fronte.(Para contatos com a Editora Cortez, clique AQUI)

Simone não evita temas regionalistas e folclóricos, ao contrário, ela os persegue com rara criatividade e poesia.Cesar Silva in Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica  2009  by Cesar Silva e Marcello Simão Branco – Editora Devir Livraria, São Paulo, 2010; pág. 73.

O livro foi selecionado para participar do Catálogo da FNLIJ para a Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bologna, em 2010.


As asas do dragão

As asas do dragão

As asas do dragão

As asas do dragão é uma narrativa infantil que conta como o dragão chinês Chin-mo-lio conseguiu asas para realizar seu maior sonho: o de voar. O livro teve uma edição caseira em 2009, mas sua aceitação foi tão grande que Simone resolveu produzir, em 2010, uma nova edição, mais profissional. As ilustrações são digitalizadas pela própria escritora e algumas têm caráter interativo. Para contatos com a autora, clique AQUI.

 

 

 


Um rio pelo meio

Um rio pelo meio

Um rio pelo meio

Um rio pelo meio é uma nova edição do mesmo título, publicado em 1996 pela Editora Sinodal, de São Leopoldo. Em 2010, o livro volta com lindas e divertidas ilustrações de Ariadne Decker, contando a história de duas cidades cheias de sonhos e divididas por um grande e caudaloso rio. Com brincadeiras e espaço à vontade para os leitores se divertir também pintando as páginas. Para contatos com a autora, clique AQUI.

 

 

 


O Jogo no Tabuleiro

O Jogo no Tabuleiro (capa branca), é o mesmo texto disponibilizado em pdf. no site www.porteiradafantasia.com, porém numa versão de ortografia atualizada e em papel. O livro é vendido desde setembro de 2010 através do site www.clubedeautores.com, uma editora de livros sob demanda, e conta a história de um grupo de jovens que se envolve numa estranha partida em um mundo virtual.

 

 

 


aurum Domini  – O ouro das Missões

aurum Domini - O ouro das missões

aurum Domini – O ouro das missões

aurum Domini  – O ouro das Missões é uma história de amor e aventura, ambientada em 1846, no território riograndense , e usa, como motor central da ação, a busca por um tesouro chamado “A Casa de M’bororé”, onde estaria guardado o mítico espólio em ouro e prata reunido pelos jesuítas das Missões antes da Guerra Guaranítica de 1756. O livro foi editado pela Artes e Ofícios Editora em 2010. O livro recebeu o prêmio “Livro do Ano – Narrativa Longa” de 2011, concedido pela Associação Gaúcha de Escritores.  (Para contatos com a editora Artes e Ofícios, clique AQUI)

Aurum Domini – O ouro das Missões, de Simone Saueressig, é escrito sob um viés mais realista, cujo foco encontra-se justamente no desenvolvimento do enredo e de seus personagens. Nele, cada mínimo detalhe (e são muitos) faz parte da trama e se encaixa nela com perfeição.Amanda Zampieri – JOGO 8 – Aurum Domini – O ouro das Missões x A amante do lobo – Gauchão de LIteratura 2011.


B9

B9

B9

B9 é um romance de Ficção-Cientifica que conta a trajetória de Douglas Carges, o único aceito pelo computador da nave NCA 4468 para assumir o posto de piloto. A sobrevivência da nave está em jogo, mas Douglas está mais interessado em desaparecer para dentro da própria NCA, tentando fugir dos pesadelos que marcaram o fim de sua infância. O livro foi publicado pela primeira vez no blogue NCA 4468, sendo, posteriormente, editado em 2011 em formato virtual e em papel pelo site www.clubedeautores.com.

“Alguns momentos de B9 me lembraram O labirinto mágico, de Farmer: ação e violência escatológica num labirinto claustrofóbico.” Cesar Silva – Twitter

“O romance é intenso e permeado de muita ação. De saída chama a atenção em suas primeiras páginas a rara objetividade e poder de concisão em sintetizar o enredo. Admirável.”Marcello Simão BrancoAnuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2011.


Contos do sul

Contos do sul

Contos do sul

Contos do Sul é uma pequena coletânea de contos em formato pocket, que reúne cinco narrativas de terror com fundo folclórico trazendo, entre outras, O Saci, conto premiado com “Destaque” no 3º Prêmio Habitasul Revelação Literária na Feira, na categoria Palavra de Autor, em 2012. Para contatos com a autora, clique AQUI.

Contos do Sul é um livro exemplar. Simples, gostoso de ler, e muito, mas MUITO bem escrito. Simone Saueressig dá um verdadeiro espetáculo ao provar que, em matéria de histórias de terror, nossa cultura não perde para ninguém.” – Daniel Borba – http://alemdasestrelas.wordpress.com/2013/03/06/contos-do-sul/


A Casa

A Casa

A Casa

Os textos de A Casa foram escritos, originalmente, para ser parte do roteiro do espetáculo de mesmo título, organizado pelo grupo Em Dança, sob a direção de Tuane Corrêa. Trata-se de um conjunto de poesias infantis, onde cada poesia retrata um aposento diferente de uma casa. O livro tem ilustrações de David Bissigo Ricco e teve sua primeira edição em 2012. Para contatos com a autora, clique AQUI.

 

 


O Rubi Ragank e A história do Rubi Ragank

O Rubi Ragank

O Rubi Ragank

O Rubi Ragank e A história do Rubi Ragank contam as aventuras de Rodolfo Habichuela, o cozinheiro pirata que se apaixona por Ana Maria. Os livros foram editados em 2012, através da Lei Pró-Cultura, em uma iniciativa da produtora Um Cultural. Os dois textos foram criados para atender dois diferentes públicos: O Rubi Ragank com ilustrações de Joel Nunes é voltado para um público de leitores iniciantes e A

A história do Rubi Ragank

A história do Rubi Ragank

história do Rubi Rangak ilustrado por Beto Soares, atende a leitores com maior prática de leitura. (Para contatos com a Um Cultural, clique AQUI)

 

 

 

 


O Nalladigua

O Nalladigua

O Nalladigua

O Nalladigua é o primeiro livro da saga Os sóis da América. Nele. Pelume, o protagonista de uma estranha busca, inicia sua jornada no sul da América do Sul, e segue viagem rumo ao norte. Durante sua andança, ele vai descobrindo um novo/velho continente, encontrando criaturas mágicas de diferentes folclores e tradições sul americanas e fazendo amizades que o seguirão por toda a jornada. Fantasia baseada no folclore latino-americano. Ilustrações de Fabiana Girotto Boff. Edição da autora. Novo Hamburgo, 2013. Para contatos com a autora, clique AQUI.

 

 


A Flauta Condor

A Flauta Condor

A Flauta Condor

A Flauta Condor é o segundo livro da saga Os sóis da América. Nele. Pelume, o protagonista de uma estranha busca,  segue seu caminho através da Espinha Branca, o mundo das assombrações andinas. Pelume, Nimbó e Misqui são envolvidos em uma trama para eliminar os herdeiros do trono de Tahuantinsuyu, o País das Quatro Direções: o mundo dos Incas. Fantasia baseada no folclore latino-americano. Ilustrações de Fabiana Girotto Boff. Edição da autora. Novo Hamburgo, 2013. Para contatos com a autora, clique AQUI.

 

 

 


Padrão 20

Padrão 20

Padrão 20

No último de suas férias, a brasileira Maria do Céu se vê envolvida em uma trama para destruir o maior laboratório do mundo, o CERN, situado em Genebra, na fronteira entre a França e a Suíça. E é também nesse dia improvável, que ela conhece um garoto que rivaliza charme e inteligência. Padrão 20  é uma novela de Ficção Científica ambientada em nossos dias, que conta uma eletrizante aventura, com pitadas de romance. O livro foi editado pela Besouro Box em 2014. (Para contatos com a editora Besouro Box, clique AQUI)

 

 

 


O Coração de Jade

O Coração de Jade

O Coração de Jade

O Coração de Jade é o terceiro livro da saga Os sóis da América. Nele. a viagem chega ao mundo mágico e assustador dos astecas. Nesta nova etapa de seu caminho. Pelume, Nimbó e Misqui são envolvidos numa história de amor e ciúme que pode acabar com o mundo dos mexicas. Fantasia baseada no folclore latino-americano e centro-americano. Ilustrações de Fabiana Girotto Boff. Edição da autora. Novo Hamburgo, 2014. Para contatos com a autora, clique AQUI.

 

 

 

 


A Pedra da História

A Pedra da História

A Pedra da História

A Pedra da História é o o último volume da saga Os sóis da América. Nele. a viagem Pelume e seus amigos vão chegando ao norte do Velho Norte, ainda buscando a história d’Osa do Fogo, perseguidos pelo Machi. Fantasia baseada no folclore latino-americano e centro-americano. Ilustrações de Fabiana Girotto Boff. Edição da autora. Novo Hamburgo, 2014. Para contatos com a autora, clique AQUI.

 

 

 

 


Herta em: Uma visita especial

Herta em: Uma visita especial

Herta em: Uma visita especial

Herta em: Uma visita especial é uma história escrita especialmente para Betinho Klein, ator de Dois Irmãos, e seu persongem, a “Herta”. No livro, duas crianças da atualidade viajam no tempo e vão conhecer um lugar completamente diferente, onde mora uma garotinha muito simpática e especial. Livro colorido, com lindas e divertidas ilutrações de Beto Soares. Produção da Curto Arte, de Dois Irmãos (RS).

1-herta natal

Um Natal é para sempre

Em Um Natal é para Sempre, Herta volta para contar a história de Xaxado, um burrico pacato que tem um dono disposto a ganhar dinheiro a qualquer preço. Também ilustrado por Beto Soares, com produção da Curto Arte, de Dois Irmãos (RS).

 

 

 


Menos do que um troco

Menos do que um troco

Menos do que um troco

Uélintom é um garoto probre que não vê saída para a pobreza e a falta de opções, até descobrir os meandros obscuros da tecnologia. Com apenas um clique, seus horizontes se multiplicam – mas são horizontes duvidosos, onde a virtualidade e a Ética nem sempre andam de mãos dadas. Artes e Ofícios Editora , 2015. (Para contatos com a editora Artes e Ofícios, clique AQUI)

 

 

 

 

 


Felino Psicodélico – crônicas

socapa2

Felino Psicodélico – crônicas

O livro reúne algumas das melhores crônicas publicadas no antigo blogue da escritora o www.porteiradafantasia.blogspot.com.br. Publicação independente, de 2015. A capa tem como ilustração a obra “Espanha”, da artista plástica Doris Dick. Para contatos com a autora, clique AQUI.

 

 

 

 

 

 


Receita para fazer dragão

Receita para fazer dragão


Receita para fazer dragão
 teve uma nova chance através da Cortêz Editora, em uma primorosa edição com ilustrações de Janaína Tokitaka, em 2015. O texto foi revisto de acordo com o novo Acordo Ortográfico e revisto e retocado pela escritora. A narrativa conta as aventuras e desventuras de Tina que descobre a magia das dobraduras e a responsabilidade que a criação trás consigo. Fez parte do catalogo da FNLIJ na Feira de Bologna, em 2016 e neste mesmo ano recebeu o selo “Altamente Recomendável”, também da FNLIJ. (Para contatos com a Editora Cortez, clique AQUI)

 

 

 


Ein Fluss durch die Mitte

Ein Fluss in die Mitte


Ein Fluss durch die Mitte
é a versão para o Alemão de “Um rio pelo meio“. A obra original foi editada pela primeira vez em 1996, pela editora Sinodal, e ganhou uma nova edição, independente, em 2010.

Com ilustrações de Ariadne Decker e versão para o Alemão de Manuel Rinze, Ein Fluss durch die Mitte foi editado pela primeira vez em 2017.