Livro do mês

Uma viagem pela fantasia dos povos americanos

 

Escrita ao longo de quatro verões, a saga “Os Sóis da América” é uma das obras prediletas de Simone Saueressig. “Cada livro foi escrito em um ano diferente”, conta ela. “Foram verões de trabalho intenso, mas de descoberta e aprendizado diários!”

Finalizado o texto, a autora procurou uma editora. Porém, dada à conformação do mercado brasileiro de livros classificados como “infanto-juvenis”, nenhuma empresa se mostrou interessada no assunto. “Pessoalmente, recebi feedbacks excelentes por parte dos editores que me conheciam e leram o original. Mas todos receavam o desafio comercial de publicar uma história em quatro volumes.”

O que parecia uma barreira, tornou-se um desafio extra. Se as editoras não queriam publicar a obra, Simone resolveu buscar uma publicação independente. Com desenhos de Fabiana Girotto Boff, O Nalladigua, o primeiro volume da saga, chegou às livrarias no primeiro semestre de 2013. A Flauta Condor, o segundo deles, apareceu no segundo semestre do mesmo ano. O Coração de Jade e A Pedra da História, os volumes finais, em 2014.

Agora a saga do menino que percorre o continente do “Sul mais ao Sul de todas as histórias já contadas” até o extremo Norte, descobrindo culturas e vivendo aventuras extraordinárias está completa. Se a autora está satisfeita?

“Bem, sim. Mas ando espichando o olho para Pelume novamente. Tenho me perguntado o que aconteceu com ele, como cresceu, que papel assumiu em seu clã.” Ademais disso, os livros contam com um prólogo, publicado na Revista Trasgo, cujo título é A caverna de gelo. Um desafio interessante. “Eu queria escrever uma narrativa de como o Nalladigua veio parar nas mãos de Pelume, mas precisava de uma criatura fantástica ligada às geleiras sul-americanas. Já estava quase desistindo, e me voltando para a mitologia selk’nam, quando encontrei uma obscura criatura lendária chamada Muono. Achei ele assustador!”. O conto, cujo acesso é gratuito, pode ser conferido clicando AQUI.

Acompanhe as notícias sobre os livros na página oficial da Porteira da Fantasia no Instagram. Clique AQUI.