Fantasia e acessibilidade em Bento Gonçalves

Uma das grandes coisas de uma feira do livro, é quando você chega lá e se depara com um tema que tem tudo a ver com o que você escreve. Foi assim com a 32ª Feira do Livro de Bento Gonçalves, onde tive a alegria de estar presente no último dia 24 de outubro.

Cheguei lá e encontrei uma feira com o tema voltado para a Literatura Fantástica. Mas não apenas isso. Além do espaço lindo e limpo da Via del Vino, com todas as barraquinhas de vendas decoradas de acordo com a inspiração da Feira, me deparei com uma mesa de livros em Braile, com vários títulos meus, que foram produzidos para o público com baixa taxa de visão. Uma surpresa e tanto! Uma diversão e uma alegria para os olhos e para o coração.

Mas o bom mesmo foi quando me dei conta de que a forma como escolhi comercializar meus livros proporcionou leitura para todo mundo, bem ao estilo de Castro Alves (aquele grande poeta que tanto gosto e que dizia “bendito o que semeia/ livros, livros à mão cheia/ e manda o povo pensar“). Pois foi exatamente isso: gente com livros nas mãos provaram, mais uma vez, que quem lê de verdade, pensa. Assim, tive a oportunidade de ver trabalhos tão legais quanto os da CEACRI Balão Mágico, tanto os cartazes inspirados em “Um rio pelo meio“, quanto a performance baseada em uma das crônicas de “Felino Psicodélico“, nas dependências do Sesc de Bento Gonçalves. Também houve a leitura de “As asas do dragão” e “Um vulto nas trevas“. É, sempre, muito emocionante ver e ouvir o texto da gente interpretado com sensibilidade.

À tarde, já no espaço físico da Feira do Livro, me encontrei com mais leitores, sobretudo os da CEACRI Carrossel, e as turmas do AABB Comunidade, que também estiveram pela manhã. Esses grupos que vieram para os meus bate-papos, atendem alunos em turnos contrários aos da escola e proporcionam uma convivência feita de carinho, atenção e profissionalismo. É muito estimulante saber que meus livros, agora, fazem parte desse processo. Que meus leitores jamais deixem de construir pontes, voar longe e cultivar boas memórias.

Obrigada à organização da 32ª Feira do Livro de Bento Gonçalves. Espero que nos vejamos mais vezes, porque foi muito bom estar com vocês.

Simone Saueressig

Este espaço abriga o trabalho literário da escritora gaúcha Simone Saueressig. Aqui você encontra informações sobre seus livros e bibliografia além de informações sobre o ciclo da Terra da Magia, ou seja: A noite da grande magia branca, A Fortaleza de Cristal e aurum Domini - O ouro das Missões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *