A última visita do ano

Bem, eu não quero deixar 2018, sem falar na última visita que fiz este ano. Foi a visita à EEEF Maria Medianeira, em Sapucaia do Sul, escola que eu já tinha tido o prazer de visitar há alguns anos. Da outra vez, os professores me brindaram com a participação especial de uma aluna de Flamenco. Neste 2018, fui brindada com a leitura séria de um dos meus livros mais atuais: Menos do que um troco, publicado pela Artes e Ofícios, de Porto Alegre.

Esse “repeteco” me deixou muito contente, porque significa que minha primeira estada deixou boas lembranças. Espero que eu tenha conseguido deixar um recado além das páginas da história de Uélinton, esse personagem tão próximo de muitas professoras e leitores. Foi um prazer ver o livro ser analisado e a história tirada das páginas parra ganhar interpretações várias na forma dos trabalhos. Encontros como esses me fazem manter muito viva a fé no ensino público, apesar das estatísticas e dos discursos negativos. Para além das notícias de jornal há muita inteligência, interesse e capacidade, esperando por apenas um pouco de espaço e estímulo para florescer.

Além disso, tive a alegria de encontrar uma senhora muito especial: Olinda Parodi, responsável pela biblioteca e pela memória da escola – e da infância de tempos atrás. É que Olinda percebeu que brincadeiras simples como cama-de-gato e bilboquê promovem a integração entre os alunos, já que alguns deles necessitam de duas pessoas para acontecer (como a cama-de-gato). E como parece ser uma dona de uma energia inacabável, além de recuperar esses velhos conhecidos, ela trouxe também cinco-marias e outras brincadeiras e teatro de bonecos, organizou um pequeno mas interessante museus de imagens que contam a história da escola e promove vários eventos internos para manter a biblioteca ativa e cheia de gente e interesse.

Eu não podia me despedir de 2018, sem falar nisso para vocês. Porque há que se crer nas pessoas e no ensino público: ele germina coisas boas.

Simone Saueressig

Este espaço abriga o trabalho literário da escritora gaúcha Simone Saueressig. Aqui você encontra informações sobre seus livros e bibliografia além de informações sobre o ciclo da Terra da Magia, ou seja: A noite da grande magia branca, A Fortaleza de Cristal e aurum Domini – O ouro das Missões.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *