Surpresa em Tapera

Todos os anos acontece alguma visita que é uma surpresa total – e quem acompanha a Agenda da Porteira da Fantasia, sabe disso. Então, em 2018 o prêmio “É surpresa!” vai para… a Feira do Livro de Tapera!

Localizada há mais de 200 km aqui de Novo Hamburgo, onde moro, Tapera é próxima de Soledade. Uma pequena cidade com tudo o que a gente mais preza neste mundo: limpa, segura e bonita. Com gente interessada em Cultura e Literatura, gente que faz acontecer. Basta ver a beleza de Centro de Eventos que a cidade ergueu diante da praça central, com espaço para crescer e um palco que se rivaliza com qualquer teatro profissional que conheço. Uma beleza, capaz de encantar convidados e realizadores, platéia e apresentadores.

Fui convidada para participar da feira do livro da cidade e tive a oportunidade de conversar com aproximadamente 1.700 ouvintes: leitores pequenos e grandes, que disseram “presente” e não se cansaram de perguntar… sobre tudo o que significa ser “escritora”. Leitores atentos, dispostos a saber ainda mais sobre as obras que leram. Sim, senhor, Tapera foi um encanto – inclusive para além da sala de aula: após os encontros com

alunos-leitores, tive a oportunidade de conversar com o pessoal do Café com Leitura, grupo que se reúne na biblioteca, para conversar sobre Literatura. E pude conferir de muito perto o talento da comunidade: o Grupo Municipal de Teatro (com o elenco formado por moradores locais), apresentou o divertido esquete “O Assalto”, cujo roteiro foi criado pelo próprio grupo, à partir de exercícios teatrais. Depois ouvi a excelente recontagem de “Um rio pelo meio”, feita por Márcia Mattei Kumpel.

Outra coisa que me encantou foi a relação do poder público com a leitura. Além de ter o acompanhamento integral da Secretária de Cultura da cidade, o evento teve a presença do vice-prefeito Jorge Luiz de Quadros, que assistiu a todos os bate-papos e revelou uma faceta especial: a capacidade de, sendo político, saber falar com e para crianças. Eu simplesmente adorei! Obrigada, Tapera!

Simone Saueressig

Este espaço abriga o trabalho literário da escritora gaúcha Simone Saueressig. Aqui você encontra informações sobre seus livros e bibliografia além de informações sobre o ciclo da Terra da Magia, ou seja: A noite da grande magia branca, A Fortaleza de Cristal e aurum Domini – O ouro das Missões.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *